quinta-feira, 17 de março de 2011

A força dos integrais

Integral significa completo, que não sofreu diminuição ou restrição no processo de industrialização, ou seja, os alimentos integrais conservam seus componentes originais e, consequentemente, todos os nutrientes.  É recomendada a ingestão de, no mínimo, 3 porções de grãos e cereais integrais diariamente. Pelo fato de tempos atrás não existir alimentos refinados, fazendo com que consequentemente fossemos forçados a apenas consumir integrais, hoje, não será tão difícil assim retomarmos tal alimentação, deixando de lado, dessa forma, os refinados inventados na atualidade, em nome dos diversos benefícios que esta troca fará em nossa saúde.     
Colesterol alto, diabetes e prisão de ventre são alguns problemas que o consumo adequado de fibras pode prevenir e controlar, uma vez que estas atuam no sistema digestivo melhorando os movimentos intestinais e reduzem a absorção de gorduras e açucares, facilitando assim no emagrecimento, pois promovem uma maior sensação de saciedade, além de serem digeridas mais lentamente. É de suma importância a ingestão de bastante líquido durante o dia, para que as fibras possam funcionar corretamente no organismo. São necessários no mínimo 1,5 litros de água, principalmente para quem ainda não está acostumado com uma dieta rica em fibras.
Para facilitar a inclusão desses alimentos na sua rotina alimentar sugerimos:
  • No café da manhã, consuma aveia, granola, pães integrais ou biscoitos integrais e dê preferência a bolos preparados à base de farinhas integrais;
  • Nos lanches, biscoitos integrais, barrinhas de cereais;
  • No almoço e no jantar, troque o arroz branco pelo arroz integral, consuma massas à base de farinha integral, e sempre esteja incluindo as farinhas, como a de linhaça, de banana verde, de maracujá ou de maçã, salpicadas nas saladas ou no feijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário