quarta-feira, 16 de março de 2011

Sanduiches? Frituras? Refrigerantes? Doces? Esses alimentos te atraem?

Sabemos que esses alimentos ricos em gorduras e açúcares são caracterizados por apresentarem sabor bastante agradável, possuírem um preparo rápido e fácil, e gastarem pouco tempo para serem consumidos e que por isso, são os favoritos da população que vive na “correria” da atualidade.
 Nesse carnaval, e no seu dia a dia, em geral, será que você tomou/toma cuidado com os excessos? Eles estiveram presentes na sua alimentação? Se sua última resposta foi sim, é importante lembrar, que são justamente eles os maiores causadores dos quilinhos extras e da deficiência na nossa saúde e conseqüentemente, do nosso bem estar.  Hoje, nos supermercados da maioria das cidades brasileiras é possível adquirir alimentos resfriados, congelados, temperados, preparados, empanados, recheados, em forma de hambúrguer, almôndegas etc., e a maior parte dos produtos tem como indicação de cozimento, a fritura.
Com o aumento da obesidade e das doenças associadas à obesidade, no Brasil, há que se combinar orientações para a redução das deficiências nutricionais, ainda presentes, com orientações visando a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias. Manter um peso corporal adequado e não ganhar peso durante a vida adulta parece associar-se a menor mortalidade e maior bem estar. Os exercícios/atividade física devem ser altamente estimulados, pois aumentam a mobilidade e consequentemente a qualidade de vida, além de manter uma boa alimentação.
 Dessa forma, o aumento da concentração energética pode se dar pelos recheios, molhos, temperos acrescentados aos produtos e pelo modo de preparo. Essas modificações podem contribuir para a dificuldade na manutenção da massa corporal dentro de padrões considerados saudáveis. Por isso, devemos manter uma alimentação saudável buscando sempre alimentos naturais. Uma alimentação balanceada deve conter carboidratos complexos (cereais integrais), proteínas e ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6). Além de frutas e legumes em abundância, pois contém muitas vitaminas que fortalecem o organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário